Ação de Formação presencial sobre “Regime Jurídico da Gratuitidade nas Creches”

No passado dia 29 de novembro de 2024, realizámos mais uma ação de formação subordinada ao tema “Regime Jurídico da Gratuitidade nas Creches”, conduzida pela nossa Assessora Jurídica, Dra. Otília Pires.

Esta formação teve lugar na nossa sede e contou com a participação de 23 inscritos, incluindo direções, direções técnicas, gabinetes de contabilidade e outros profissionais do setor social. A UDIPSSS gostaria de expressar o seu sincero agradecimento a todos os participantes pela sua presença e pela partilha das suas experiências, que contribuíram para o enriquecimento da formação.

O conteúdo programático abordado incluiu as medidas da gratuitidade nas creches e creches familiares, integradas no sistema de cooperação. Foram explorados temas como o Objeto, Âmbito, Abrangência, Horário alargado, Critérios de admissão e adequação de documentos, temas essenciais para o correto entendimento e aplicação do regime jurídico no setor.

A sessão decorreu de forma presencial e utilizou uma metodologia interativa, promovendo a troca contínua de ideias entre a formadora e os participantes, proporcionando uma aprendizagem enriquecedora e aplicável à realidade das Instituições Particulares de Solidariedade Social. A UDIPSSS agradece uma vez mais a todos os envolvidos na organização e participação nesta ação de formação. Esperamos poder contar com todos em futuras iniciativas, pois acreditamos que, juntos, fortalecemos a nossa capacidade de fazer a diferença no setor social!

Últimas Notícias e Artigos
Confira as nossas últimas notícias e artigos.

Mensagem da Presidente

Entendemos que as pessoas nas nossas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), após um período de revezes extremos, quer pelo contexto pandémico, que a todos desgastou física e psicologicamente, quer pela atual conjuntura, se confrontam, de novo, com os enormes desafios ao nível da gestão das instituições, requerendo assim uma UNIÃO que seja próxima e priorize o apoio às suas associadas.

Seremos, enquanto estrutura representativa intermédia, a mediação e o facilitador de diálogos entre parceiros, congéneres e estruturas de cúpula, levando de viva-voz, contributos e propostas à concertação e definição de políticas sociais públicas.

Pretendemos colaborar em prol da segurança, da estabilidade, do rigor, da transparência, do processo de dinamização da imagem, da comunicação, do papel e atuação das Instituições, junto dos seus parceiros, dos seus financiadores, da conquista de novos financiamentos para as atividades, da otimização e da eficiência, para a sustentabilidade das Instituições.