UDIPSS de Santarém

A UDIPSSS – União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém, fundada a 15 de dezembro de 2001, é uma instituição sem fins lucrativos que se rege por princípios de democraticidade, representatividade e descentralização, sendo como é referido nos seus estatutos, uma que é “a expressão organizada da cooperação entre as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS do Distrito de Santarém visando proteger o quadro de valores éticos e filosóficos que lhes é comum”.

A UDIPSS de Santarém visa promover o trabalho em cooperação e união entre as IPSS, alargando assim a sua base de solidariedade, bem como fazendo ponte entre as mesmas e a sociedade civil, revelando e divulgando as repostas sociais e projetos existentes das suas Associadas.

Desta forma, a sua missão assenta no lema “Unir para Fortalecer a Solidariedade”, sendo a Cooperação a sua base de atuação.

Especificamente, os seus objetivos encontram-se diretamente relacionados com a coordenação e a promoção de diversas ações, focadas no reforço, na cooperação, no intercâmbio interinstitucional, na interajuda e no conhecimento recíproco das instituições.

A UDIPSS de Santarém representa 187 IPSS do Distrito, promovendo e assumindo a defesa dos seus interesses.

Na sua missão diária, desenvolve sinergias que se consubstanciam em prestação de serviços de suporte à organização e outras ações de apoio.

A UDIPSS de Santarém desenvolve, através do apoio dos seus técnicos, de ação social e jurídica, voluntários e parceiros atividades nos domínios da formação, informação e racionalização de recursos, visando contribuir para o reforço da intervenção junto das instituições e respetivas das comunidades, bem como de entidades públicas e privadas.

0

Associadas

0 +

Visitas Mensais ao Website

0

Concelhos

“Não é a espécie mais forte que sobrevive, nem a mais inteligente, mas a que melhor se adapta às mudanças”

Charles Darwin

Tânia Gaspar

Presidente

Os Nossos Objetivos

Missão

Missão

  • Preservar a identidade das IPSS, particularmente no que concerne à sua preferencial ação junto das pessoas, famílias e grupos mais desfavorecidos, fomentando o exercício dos seus direitos de cidadania;
  • Acautelar a respetiva autonomia, designadamente ao nível da livre escolha, nomeadamente, nas áreas de ação e na sua liberdade de atuação;
  • Desenvolver e alargar a base de apoio da solidariedade, sobretudo no que respeita à mobilização das comunidades para a causa da ação social e para o voluntariado.

  • Representar/Promover/Cooperar

    Representar/Promover/Cooperar

  • Representar, promover e assumir a defesa dos interesses comuns das instituições particulares de solidariedade social;
  • Coordenar a atividade das associadas relativamente a quaisquer entidades públicas e privadas;
  • Promover o desenvolvimento da ação das instituições particulares de solidariedade social e apoiar a cooperação entre as mesmas na realização dos respetivos fins;
  • Contribuir para o reforço da organização e do papel de intervenção das instituições particulares de solidariedade social no seio das comunidades.

  • Equipa

    Otília Pires

    Assessoria Jurídica

    Teresa Santos Costa

    Coordenação Geral e Assessoria Técnica

    Beatriz de Aguiar

    Apoio Coordenação

    Apoie a UDIPSS Santarém

    PT50 0036 0204 9910 0043 4945 6 – Montepio Geral
    NIF 506 128 820

    Convocatória

    Convidamos todos os associados a participar na Assembleia-Geral Ordinária da UDIPSS Santarém, que será realizada no dia 22 de novembro de 2024, às 15h00, na nossa sede.

    22 de novembro de 2024, às 15h00

    Últimas Notícias e Artigos
    Confira as nossas últimas notícias e artigos.

    Mensagem da Presidente

    Entendemos que as pessoas nas nossas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), após um período de revezes extremos, quer pelo contexto pandémico, que a todos desgastou física e psicologicamente, quer pela atual conjuntura, se confrontam, de novo, com os enormes desafios ao nível da gestão das instituições, requerendo assim uma UNIÃO que seja próxima e priorize o apoio às suas associadas.

    Seremos, enquanto estrutura representativa intermédia, a mediação e o facilitador de diálogos entre parceiros, congéneres e estruturas de cúpula, levando de viva-voz, contributos e propostas à concertação e definição de políticas sociais públicas.

    Pretendemos colaborar em prol da segurança, da estabilidade, do rigor, da transparência, do processo de dinamização da imagem, da comunicação, do papel e atuação das Instituições, junto dos seus parceiros, dos seus financiadores, da conquista de novos financiamentos para as atividades, da otimização e da eficiência, para a sustentabilidade das Instituições.