Seminário “Desafios da Integração Social no Acolhimento e Integração da População Migrante e de Asilo”

No passado dia 26 de junho de 2025, realizou-se o seminário intitulado “Desafios da Integração Social no Acolhimento e Integração da População Migrante e de Asilo”, evento de grande relevância para a reflexão e discussão sobre os desafios e oportunidades que se colocam à intervenção social neste âmbito.

A nossa Presidente, Dr.ª Tânia Gaspar, marcou presença neste seminário, tendo sido uma das oradoras principais. Durante a sua intervenção, a Dr.ª Tânia Gaspar abordou, com grande profundidade, os desafios da intervenção social no acolhimento e integração da população migrante e de asilo, destacando o papel essencial que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) desempenham neste processo. Enfatizou ainda as oportunidades que surgem a partir desta realidade, considerando as IPSS como um elo fundamental na criação de estratégias de acolhimento e integração mais inclusivas e eficazes.

Este evento serviu como um espaço de partilha de conhecimentos e experiências, visando fortalecer as práticas de acolhimento e integrar os migrantes e as pessoas em situação de asilo, sempre com o foco na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A UDIPSSS continuará a trabalhar em estreita colaboração com todas as entidades envolvidas na melhoria das condições de acolhimento e integração desta população, reforçando o seu compromisso com a causa social.

Últimas Notícias e Artigos
Confira as nossas últimas notícias e artigos.

Mensagem da Presidente

Entendemos que as pessoas nas nossas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), após um período de revezes extremos, quer pelo contexto pandémico, que a todos desgastou física e psicologicamente, quer pela atual conjuntura, se confrontam, de novo, com os enormes desafios ao nível da gestão das instituições, requerendo assim uma UNIÃO que seja próxima e priorize o apoio às suas associadas.

Seremos, enquanto estrutura representativa intermédia, a mediação e o facilitador de diálogos entre parceiros, congéneres e estruturas de cúpula, levando de viva-voz, contributos e propostas à concertação e definição de políticas sociais públicas.

Pretendemos colaborar em prol da segurança, da estabilidade, do rigor, da transparência, do processo de dinamização da imagem, da comunicação, do papel e atuação das Instituições, junto dos seus parceiros, dos seus financiadores, da conquista de novos financiamentos para as atividades, da otimização e da eficiência, para a sustentabilidade das Instituições.